Festa Mormaço aterrissa em Portugal em edição especial

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Carregado de brasilidade no DNA, o evento levará sua cultura, line up de peso e toda sua experiência para o verão europeu

Quem mora fora do Brasil sabe bem o que significa saudade. No dia 06 de julho, os brasileiros que moram em Portugal, mais precisamente em Lisboa, vão poder curtir o verão europeu e matar um pouco da saudade dos eventos calorosos que só o Brasil consegue proporcionar

A line up de peso contará com grandes nomes da cena nacional, como DJ Jasmim, DJ Nepal, Disco Digo e Lucas Bicudo, que vão levar estilos musicais com o repertório pop underground característico da Mormaço, revivendo referências dos anos 70, 80 e 90, com influências da New Wave, Baleares, Dance Hall e Funk Brasileiro. 

Levar cultura é um dos pontos fortes da festa, que como de costume, vai levar seu clássico 'Cinema Mormaço’, onde exibe um filme antes do evento. Desta vez, o longa-metragem 'Motel Destino’, que mostra o lugar de onde a festa nasceu, o nordeste, foi selecionado para competir em Cannes e dirigido por Karim Aïnouz. Para  o evento, a expectativa é de 70% de público brasileiro. 

‘'A mormaço é uma festa feita por brasileiros, mas não só para brasileiros. Toda edição, a gente trabalha um conceito que levamos pra dentro da festa. Isso vai denominar como as pessoas se vestem, que música vai tocar e tudo que vai acontecer naquele ambiente. Da cenografia, a experiência como um todo. E pra Portugal não foi diferente, a gente pensou num conceito super legal, super de verão, super tropical, que consegue transmitir a essência da Mormaço no Brasil e, ao mesmo tempo, conectar com a cena alternativa de Portugal. A gente escolheu o Palácio do Grilo porque entendemos que ele consegue comunicar tudo isso. É um desafio que eu estou muito animado’’, revela Pedro Jasmim, sócio da Mormaço em Portugal.

A Mormaço surgiu em 2019, em Fortaleza, na intenção de subverter a cena noturna alternativa da cidade, com a entrega de um conceito a cada evento, que se desdobra no visual e musical, tendo a diversão como principal promessa de uma noite de Mormaço.

''Se comunicar e oferecer a experiência da Mormaço parece muito coeso porque já olhamos frequentemente para o que acontece no mundo da moda europeia e o comportamento do público jovem lá. E, a motivação é de levar nossa perspectiva do que é tropical, para o mediterrâneo’’, revela o fundador da Mormaço, Matheus Viana. 

Pedro Jasmim é sócio do Grupo BERLINN, uma holding de brand experience referência em inovação e criatividade, que junto com Matheus Viana, vão assinar a festa Mormaço Lisboa. ''A gente espera que a nossa comunidade esteja lá, então principalmente brasileiros, mas a nossa ideia é também mostrar um pouco do que acontece no Brasil, do que acontece na cena nacional para o pessoal que está na Europa. O lineup a gente vai divulgar em breve, mas a gente está muito animado, a gente tem grandes nomes da cena carioca que vão tocar em Lisboa, mas outros que também tocam lá. A gente está muito animado para tirar do papel’'.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil